Rinoplastia ou cirurgia do nariz é o procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Além dos resultados estéticos a manutenção da função respiratória é primordial. O procedimento consiste em ”redesenhar” o nariz pré-existente, e, não realizar modificações extremas. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz. Geralmente realizada com anestesia geral, sendo a alta no dia seguinte. O tempo de recuperação varia entre 5 e 7 dias.

P: A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

R: Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões (cortes) feitos na columela ou nas asas nasais.

P: PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

R: Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que eu deverei observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade da face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

P: COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

R: A Rinoplastia moderna também visa melhorar as condições respiratórias do (a) paciente, quando estas são precárias no nariz original, e preservá-las nos (as) pacientes que respiram bem. Problemas respiratórios poderão estar ligados ao desvios do septo que deverão ser corrigidos no mesmo tempo cirúrgico. Lembre-se que não basta que o nariz fique bonito, mas que respire bem!

P: SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?

R: A prática nos mostra que, em alguns casos, depois de realizada a rinoplastia os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos, poderão ser minimizados ou mesmo desaparecer. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. O importante é esclarecer que as funções respiratórias deverão ser preservadas após a rinoplastia.

P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? QUANTOS?

R: Quando se realiza o procedimento de osteotomia (fratura), o nariz é mantido imobilizado com gesso ou outro material imobilizante, que o recobre totalmente, permanecendo por cerca de 5 a 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em muitos casos pode ser necessário utilizar o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 horas.

P: HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos prescritos.

P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. O perigo não é maior ou menor que uma viagem de avião ou automóvel, ou mesmo um simples atravessar de via pública.

P: EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?

R: Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

P: QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

R: Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se a face apresentar equimoses (aquelas manchas características de infiltrado sanguíneo) deverá ser utilizado um creme foto-protetor FPS 30 (ou maior) na face, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 30 a 45 dias.

Tempo de Cirurgia: 2-3 horas.

Tempo de Internação: 24 horas.

Recuperação: 7 dias.

Somente consultas particulares