Esta cirurgia se destina à correção das mamas com pouco volume ou com leve flacidez. As próteses podem ser colocadas acima ou abaixo do músculo peitoral maior. Rotineiramente é realizada sob anestesia local e sedação ou peridural. A alta ocorre no mesmo dia. O tempo de recuperação varia entre 3 e 7 dias.
P: A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES? ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
R: Sim, mas, felizmente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas. Elas podem se situar no sulco formado entre a mama e o tórax, ou na área da aréola. Desde os primeiros dias pós-operatórios poderá ser usado um “decote bastante generoso”, pois, as cicatrizes ficam bastante disfarçadas.
P: COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
R: As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax e dos quadris e a altura. Esta harmonização é fundamental para que o resultado da cirurgia seja absolutamente natural, e sem o estigma de “siliconada”.
P: QUAL O TIPO DE ROUPA DE BANHO QUE PODEREI USAR, APÓS A CIRURGIA?
R: Qualquer uma desde que as cicatrizes fiquem cobertas nos primeiros meses.
P: NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO? COMO FICA A LACTAÇÃO?
R: O seu resultado poderá ser preservado, desde que haja um controle do peso na nova gestação. Em relação à lactação não há interferência, uma vez que a cirurgia respeita completamente a anatomia mamária.
P: O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?
R: Geralmente não. Este pós-operatório é bastante confortável. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.
P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
R: Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente.
P: QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
R: No dia seguinte à cirurgia
P: QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS ?
R: Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados em 15 dias, evitando-se o alto impacto. Os exercícios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar de 45 a 60 dias.
P: QUE VEM A SER O ENDURECIMENTO DAS MAMAS (RETRAÇÃO DA CÁPSULA)?
R: É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à mama, quando palpada. Alguns casos estão mais sujeitos a tal retração; entretanto, se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes. Posteriormente, ambos, cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, em um plano diferente ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. Presentemente o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.