Lipoaspiração

Esta cirurgia tem por objetivo a correção do contorno corporal, através da retirada dos excessos gordurosos localizados. Pode ser realizada em uma série de regiões corporais, que incluem o pescoço, tórax, abdome, costas, glúteos e coxas. Como procedimento isolado tem indicação em áreas com pouca ou nenhuma flacidez de pele. Quando há flacidez torna-se necessária a retirada do excesso cutâneo. Geralmente se realiza sob anestesia peridural e sedação ou com anestesia geral.

O tempo de permanência no hospital varia de acordo com o tamanho da cirurgia: grandes lipoaspirações demandam internação até o dia seguinte à cirurgia, e as intervenções menores permitem a alta no mesmo dia. Em alguns casos a gordura retirada pode ser aproveitada para aumentar outras áreas, como os glúteos e preencher os sulcos da face. O tempo de recuperação varia entre 7 e 14 dias.

P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

R: Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. Nos casos em que o (a) paciente está com o peso acima do normal, recomendo um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, com um tratamento nutricional ou fisioterápico.

P: A LIPOASPIRAÇÃO DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

R: As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.

P: A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?

R: Sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado bastante harmonioso.

P: QUAL O TIPO DE ROUPA DE BANHO QUE PODEREI USAR APÓS A CIRURGIA?

R: Fica a seu critério.

P: PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?

R: O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, cintura e coxas. Assim é que a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa.

P: O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?

R: Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas às orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização dos analgésicos prescritos.

P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que qualquer outra cirurgia eletiva, ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Conselho Federal de Medicina, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal.

P: QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

R: No dia seguinte à cirurgia.

Somente consultas particulares